ACIBa/Institucional

Conheça a ACIBa

A Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa), considerada uma das mais representativas entidades empresariais da região, no dia 13 de novembro de 2023, completará 125 anos de existência.

Neste período sempre contou com o trabalho, a experiência e a dedicação das mais importantes lideranças locais e buscou, incansavelmente, defender os anseios da classe empresarial em favor do desenvolvimento de Bagé e Região.

A entidade que completa 12 décadas de atuação é reconhecida por sua força, prestigio e representatividade junto a nossa comunidade, são anos de lutas, histórias, conquistas e muito trabalho. A ACIBa é uma entidade de classe que não mede esforços para participar de forma ativa e colaborativa do crescimento econômico da nossa cidade, sendo formada por empresas, indústrias, prestadores de serviços e profissionais liberais, congregando hoje, mais de 450 associados. Instalada em sede própria, localizada no segundo piso do Edifício Ibajé, a entidade se destaca como a casa do empresário.

 

 

Origem

Foi em 1898, em uma época com o comércio em pleno desenvolvimento, que surgiu a ideia da criação de uma associação para congregar os empresários da cidade para que, em conjunto, lutassem pelos seus interesses. E, assim, graças à iniciativa de poucos, cerca de 50 comerciantes, surgiu a respeitada Associação Comercial e Industrial de Bagé. O mentor e idealizador desta centenária entidade, foi o visionário Emílio Guilayn, juntamente com um grupo de empresários.

Guilayn, espanhol radicado em Bagé, fundou a entidade na época em que a Metade Sul do Rio Grande produzia, nos bons tempos do final do século XIX, a maior parte da riqueza do Estado, tendo a vocação voltada para a pecuária e grandes latifúndios.

A entidade que completa 125 anos em 2023 é formada por empresas, indústrias, prestadoras serviços e profissionais liberais, congregando hoje,   mais de 450 associados. Instalada em sede própria, localizada no segundo piso do Edifício Ibajé, a entidade se destaca como a casa do empresário.

 

 

FEDERASUL

Fato marcante e de prestígio para a entidade, o qual, muito nos orgulha, até os dias de hoje, foi à criação da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), em 28 de outubro de 1927, cuja primeira diretoria foi constituída exclusivamente por empresários bageenses, tendo como presidente o empresário José Gomes Filho. Hoje, 95 anos depois, a Federasul é considerada a federação de entidades empresariais do Estado, situada em Porto Alegre, sendo integrante do maior sistema associativo do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB. 

Atualmente a Federasul conta com 160 entidades filiadas, reunindo as forças econômicas e produtivas de todos os setores da economia gaúcha: associações comerciais, industriais, de serviço, agricultura e tecnologia. Aproximadamente 80 mil empresas, de todos os portes, participam desse sistema de representação. A FEDERASUL trabalha, também, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca da melhoria da legislação referente ao mercado e dos indicadores de eficiência da gestão pública.

A ACIBa, possui, permanentemente, representações junto a Federasul, são diretores escolhidos e aprovados pela diretoria para representarem a comunidade empresarial em diversos assuntos de interesse do município e da região.

Atendimento ()