Notícia

Posicionamento da ACIBa sobre o projeto de readequação do IPTU em Bagé

7 de Novembro de 2021

Em atenção aos seus associados e em respeito a toda população,  a Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa), vem a público informar que:
- Há semanas, a ACIBa junto a outras entidades de classe, uniram forças e buscaram diálogo com as esferas públicas, executivo e legislativo, em defesa da melhor solução para evitar uma sobrecarga tributária para a comunidade. 
-A pauta a ser votada pelo legislativo pode ser considerada uma das mais importantes e complexas dos últimos 20 anos. Os impactos sociais e econômicos alcançarão as próximas gestões municipais e gerações produtivas. 
- A ACIBa reforça que é contra a majoração de quaisquer impostos por entender tratar-se do momento inapropriado. A população e a classe empresarial foram muito afetadas pela crise financeira e pela pandemia, sem contar a elevada carga tributária que já pagam. 
- É unânime o entendimento da necessidade da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), tendo em vista a existência de imóveis em Bagé com avaliação defasada.
-  A ACIBa entende que durante o período das negociações junto a prefeitura,  se evoluiu muito o projeto e agradece a receptividade do Executivo. Porém, na última reunião realizada no Centro Administrativo,  no dia 4 de novembro, na presença do Prefeito Divaldo Lara e demais representantes de entidades, a ACIBa anunciou que optou por se retirar das negociações do projeto de lei  nº 145/2001, por interpretar que ainda existe um desconhecimento muito grande sobre o mesmo e por acreditar que ele deveria ser mais discutido. No entendimento da entidade, o projeto deveria ser postergado para o ano seguinte para ser melhor explorado e divulgado.*
- Porém já é fato que existe a intenção do Executivo em aprová-lo  ainda esse ano, por esse motivo a ACIBa interpreta que esta discussão seja finalizada junto a Câmara de Vereadores de Bagé, que é o local apropriado  para grandes discussões.

Ricardo Souza
Presidente da ACIBa

Galeria de Imagens


Outros posts recentes