Diretoria da ACIBa define metas para a gestão 2021/2022

20 de Janeiro de 2021

Eleito para conduzir a Associação Comercial e Industrial de Bagé, a pouco mais de um mês, o contabilista Ricardo Souza e seu vice-presidente, o empresário Eduardo Soares traçam metas e dão início a uma nova gestão frente à entidade centenária. Os objetivos e desafios para 2021/2022 são muitos e partem de reuniões com autoridades, colaboradores, diretorias e conselho superior da ACIBa.
A primeira agenda de compromissos da nova presidência foi com o prefeito, onde foram alinhadas demandas, não apenas do comércio, mas também da comunidade. "Vamos procurar criar pontes através do diálogo para que se afinam ações que produzam feitos em Bagé", reforçam.
Na sexta-feira, dia 15, Souza e Soares estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Lara. De acordo com eles, a reunião foi clara, franca e construtiva. "Chegamos a um consenso de demandas em prol da classe empresarial que serão trabalhadas através do diálogo e da conversa, para que, juntos possamos construir uma cidade melhor", declararam.
A ACIBa foi a primeira entidade a visitar o presidente da Câmara de Vereadores após a posse. "Junto com as demais entidades queremos ser protagonistas na construção  do processo de crescimento de Bagé. Através deste encontro foram definidas cinco pautas de grande importância para o município, para as instituições e para toda a comunidade. Precisamos resolver problemas históricos, o principal deles é a água. Buscamos reforçar laços e entendimentos, criando vínculos entre ACIBa e Câmara de Vereadores em prol da comunidade", concluíram.

Campanha Valorize Bagé
O presidente tem trabalhado para intensificar ainda mais a campanha Valorize Bagé, promovida pela ACIBa, que fomenta as compras na cidade. "Como previsto o comércio deve enfrentar em janeiro e fevereiro, período de pouco movimento onde o faturamento das empresas é menor. Esse ecossistema empresarial precisa se manter vivo. Para produzirmos riqueza, renda e, automaticamente, gerarmos empregos, precisamos que a comunidade compre no comércio local. As lojas estão seguindo os protocolos exigidos para o momento, gerando segurança e protegendo seus clientes", reforça.

Desafios da nova gestão
Soares foi convidado por Ricardo para compor a diretoria com a proposta de contribuir com esse novo momento em que passa a entidade, já que sua área de atuação é vinculada a informação e tecnologia. "Pretendemos modernizar a entidade, trazê-la para o século XXI. A ACIBa tem que se reinventar, buscar mais sócios e utilizar todos os mecanismos disponíveis pelas mídias sociais. Vamos oferecer aos nossos associados uma gama de serviços, convênios, plano de saúde e demais vantagens. Queremos mais proximidade com as outras entidades, para unirmos forças em busca de soluções que beneficiem a todos", relatam.
A diretoria reforça que quer uma aproximação maior com o associado, saber o que ele espera da entidade e entender se a ACIBa está fazendo sentido para o sócio. "Esse será nosso maior desafio. Assim iremos nortear nossas decisões e estratégias, de acordo com o que o associado espera, já que esta é a função da entidade", salientam.

Demandas
"Qualquer aumento tributário que vai recair sob nossas empresas, empresários e comunidade, a entidade irá se opor. Entendemos que a prefeitura tem custos, tem seu mecanismo para reajustar seus impostos, mas toda vez que essa carga tributária for pesar, a ACIBa estará lá defendendo a classe e a comunidade. Buscamos justiça tributária, não podemos penalizar o empreendedor/ empresário pelo alto custo de gestão da máquina publica", reforçou Souza.

Novas oportunidades
Uma das apostas está no programa de estágio da ACIBa, o Prodesp, uma oportunidade considerada bastante satisfatória tanto para o aluno, quanto para empresa que oferece baixo custo e coloca no mercado de trabalho jovens de diferentes níveis de conhecimento. "Hoje temos uma gama enorme de estagiários trabalhando via Prodesp. O Programa está disponível não apenas aos sócios, mas a todos os empresários da cidade que podem solicitar a seleção de estagiários direto na entidade. Nessa gestão vamos reforçar o Prodesp que traz ganho para a comunidade estudantil e para as empresas", explicam.
A ACIBa tem um plano de telefonia próprio que oferece várias vantagens a um custo bem mais acessível para as empresas, com economia de no mínimo 25%. "Estamos viabilizando outros convênios para oferecer aos associados com vantagens estendidas a sua família e colaboradores", projetam.
A capacitação através de palestras e cursos, que agregam conhecimentos, irá retornar. "São opções gratuitas oferecidas pela ACIBa, em parceria com a Federasul que disponibiliza palestras e cursos com enfoque em vendas, gestão de pessoas, marketing entre outros assuntos pertinentes ao momento. Nosso propósito é logo após a pandemia fazer com que esse processo presencial seja retomado. Acreditamos que capacitação e treinamento, ajudam as empresas a vender mais, assim estaremos auxiliando os empreendedores da cidade. Esses serão alguns pilares que vão nortear o trabalho desta gestão", antecipam.

- Presidente da ACIBa Ricardo Souza, presidente da Câmara, Augusto Lara e o vice presidente da ACIBa, Eduardo Soares