Gerente da Rek Parking explica como será o estacionamento rotativo em Bagé

29 de Novembro de 2019

Previsto para começar a funcionar entre os dias 10 e 15 de dezembro, o estacionamento rotativo chega para normalizar o fluxo e a rotatividade de  automóveis no centro da cidade.
Na terça-feira, participou da reunião da ACIBa, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) Luis Diego de Oliveira e o gerente regional da empresa Rek Parking, que venceu a licitação em Bagé. Vinicius de Macedo explicou de forma detalhada todo o processo para a classe empresarial, que aguardava ansiosa a solução deste problema, que vem prejudicando o comércio desde outubro de 2018, quando o contrato com a empresa responsável pela prestação dos serviços de estacionamento rotativo no município foi finalizado.
A empresa é responsável pelo estacionamento rotativo de 18 cidades, além de Bagé e Cachoeirinha  que estão em processo de implantação.
Durante a reunião, o Presidente da ACIBa, Pedro Ernesto Cappioti Obino reforçou a solicitação para que o serviço esteja em funcionamento na data anunciada,  auxiliando consumidores e lojistas no período que antecede as vendas de Natal. A previsão é no dia 10, com carência de cinco dias.
A empresa tem 10 anos de funcionamento e está sempre inovando para apresentar aos usuários  soluções que tragam mais facilidade. O desenvolvimento do novo Rek Pay  (aplicativo),  preza pela excelência na prestação de serviços aos moradores. Macedo explicou que o aplicativo, está a disposição dos bajeenses.

Como funciona?
Depois estacionar, adquira o tíquete para o tempo de permanência na vaga: de 30 minutos a 2h.

Como adquirir o tíquete?
1. Instale o aplicativo Rek Pay em seu smartphone
Após o cadastro, compre créditos com cartão ou boleto bancário. Informe a placa do carro e marque o tempo. Pronto! Quando estiver acabando, você recebe um alerta e pode renovar o tíquete de onde estiver.
Dica:  Antes de sair de casa, consulte um aplicativo onde está a vaga!

2. Nós parquímetros
Após estacionar, vá até o parquímetro, informe a placa, o tempo e faça pagamento, seguindo as dicas da tela. Após impressão do tíquete, confira os dados, aguarde com você ou leve até o carro. Você escolhe. O pagamento em moedas, cartão de crédito e débito (Visa, Master e ELO), e no cartão pré pago da Rek Parking.

3.Sede Rek Parking (localizada na Galeria Kalil) e  lojas conveniadas
Compre e recarregue o cartão pré-pago para usar no parquímetro, colocando créditos de R$ 1 a R$ 150. Ou, compre tíquetes nas lojas. Basta informar a placa e o tempo, guardando tíquete com você eu colocando no carro.

Informações importantes:
- Cada parquímetro custa R$ 25 mil.
- Serão 20 máquinas distribuídas no centro da cidade, na zona azul.
- A localização será nas esquinas, e foi determinada mediante a avaliação de uma equipe de engenheiros da empresa
- Além dos 20 parquímetros, haverão 10 pontos em lojas físicas.
- Foram entrevistadas 122 candidatos para atuar como monitores, oito foram contratados. Ao todo 11 profissionais, 100% da contratação feita no município, estarão a disposição do serviço. Todos serão devidamente capacitados.
- O estacionamento rotativo funcionará das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h aos sábados.
- O Rek Parking irá gerenciar 1.120 vagas de estacionamento rotativo em Bagé.
- Haverão 168 vagas de idosos - gratuitas e 45 de destinadas aos deficientes.
- Toda as placas já existentes serão alteradas.
- Haverá 10 minutos de tolerância na chegada e 10 minutos de tolerância após o vencimento do horário estabelecido pelo usuário.
- A partir de 11 minutos será gerada uma multa de R$ 10,00 que será fixada no painel do carro e deverá ser paga em até dois dias. Caso contrário, o motorista fica sujeito as penalidades: cinco pontos na carteira CNH e multa de R$195,23.
- O valor de 1 hora (1h) será taxado em R$ 2,00.
- O automóvel só poderá permanecer na mesma vaga no tempo máximo de duas horas (2h).
- Comprando o ticket pelo aplicativo via celular, ele avisará em quanto tempo o mesmo irá vencer e se o cliente deseja renovar.
- O aplicativo mostra um mapa com as vagas existentes e disponíveis facilitando a busca pela mesma.
- 22,01% do valor arrecadado ficará com a prefeitura.  O Secretário informou que foi criado o fundo Municipal de Trânsito, o valor será revertido para melhorias no próprio trânsito da cidade. Ele anunciou que em breve haverá uma licitação para aquisição de novos semáforos, já utilizando  recursos deste fundo.
- O atual contrato com a empresa Rek Parking, firmado em 2019, tem 10 anos de duração.

Rua - trechos
Félix da Cunha  -  (General Osório/ Avenida Sete)
Presidente Vargas - (Avenida Sete /Marechal Floriano)
Avenida Sete - (Presidente Vargas/ Marechal Marechal Deodoro)