Reunião de Integração da Federasul

18 de Junho de 2019

O vice-presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Região Sul e Campanha, Lindonor Peruzzo Júnior e o diretor regional da entidade, Renê Isoppo, ambos ex-presidentes da ACIBa, que integram o Conselho Superior da associação, participaram na semana passada da Reunião de Integração da Federasul que aconteceu na sede da entidade,  no Palácio do Comércio, em Porto Alegre.
Lindonor salientou que entre os assuntos da pauta estiveram a Reforma da previdência, Reforma tributária, e a viabilidade dos voos regionais, que em 120 dias devem estar chegando a Bagé. O ex-presidente também falou sobre a simplificação do imposto prevista na reforma tributária.  "Só isso deve reduzir muito o custo das empresas que na verdade perdem muito tempo apurando o imposto que será pago, essa ideia de simplificação torna muito mais fácil o processo. Essa proposta busca equacionar dificuldades de uma reforma ampla sem comprometer a qualidade do resultado", salientou.
Na ocasião foi considerado que a adesão será opcional para empresas do Simples. A simplicidade do modelo pode viabilizar o lançamento do ofício para as pequenas empresas. O saldo de crédito acumulados dos tributos atuais seria securitizado e pago em prazo longo. Também está sendo avaliada a possibilidade de cobrança do imposto vinculada ao pagamento.
No encontro a presidente da Federasul, Simone Leite comentou que esteve com o governador do Estado, Eduardo Leite,  e que ele salientou que entre suas prioridades está o plano de revisão de carreiras e salários; que Leite, se comprometeu em retornar o ICMS para a tributação anterior de 17%, mediante a assinatura do plano de recuperação fiscal e de que o governo consiga efetivar as privatizações.