Notícia

26º Arte na Vitrine

20 de Junho de 2018

 

Dezenas de obras de arte que referenciam a Rainha da Fronteira, seus referenciais e história devem embelezar as vitrines das lojas da cidade, durante a Semana de Bagé. Trata-se da 26ª edição do Arte na Vitrine, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa) e da Prefeitura, que  visa destacar a produção dos artistas bageenses, fomentar a integração com os empresários e principalmente, oportunizar que a arte esteja acessível a todos, através das vitrines do comércio local.
A comissão que organiza a mostra, constituída por representantes da ACIBA, Casa de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, esteve  reunida na quinta-feira, com pequeno grupo de artistas e com a imprensa, para divulgar a temática escolhida para esse ano.


Homenagem a Ernesto Wayne
A cada nova edição, surge o desafio de propor algo diferenciado e atraente para manter viva essa iniciativa realizada há quase 30 anos. A proposta que norteará o trabalho dos artistas em 2018, será baseada no livro de poemas Passeio poético por Bagé de Ernesto Wayne. A obra foi escrita há 22 anos, onde  Wayne,   fala das peculiaridades, localidades, arquitetura e história da Rainha da Fronteira. A inspiração dos participantes, pode estar intercalada aos cerros de Bagé, Avenida Sete de Setembro ou com as nossas relíquias arquitetônicas como a Catedral de São Sebastião, Imba, Palacete Pedro Osório, Cemitério, Coreto, Memorial hidráulico, entre outros itens como a estátua de Dr Penna e Silveira Martins ou localidades como o Rincão do Inferno, Passo do Príncipe,  Forte de Santa Tecla. Essas e muitas outras opções ganharam a atenção e o carinho, através de lindos poemas de Ernesto Wayne e poderão fazer parte da exposição.

Participação dos artistas e lojistas
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, 18 de junho, até o dia 2 de julho, quando a Casa de Cultura já estará recebendo as obras dos artistas. Para obter mais informações sobre como participar do 26º Arte na Vitrine, os artistas devem entrar em contato com a Casa de Cultura pelo fone 3242-8612 e os lojistas pelo 3242-5022 com a ACIBa.

Coquetel
Os proprietários das empresas que aderirem ao projeto e os artistas participantes, serão convidados para o tradicional coquetel de abertura do Arte na Vitrine promovido pela ACIBa, que acontece no dia 10 de julho, a partir das 19h, na Casa de Cultura, assinalando também, os 120 anos da entidade.
Em breve a ACIBa estará divulgando qual empresário será homenageado este ano.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes