XI Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Produção debate empreendedorismo

16 de Maio de 2018

O Presidente da ACIBa, Frank Minotto,  na segunda-feira 14.05, participou da XI Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Produção. O evento aconteceu nas dependências da Unipampa, proporcionando uma ampla discussão sobre as questões que envolvem o empreendedorismo e inovação.
Minotto participou da ação ao lado do Diretor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Campus Bagé),  Leandro da Silva Camargo, do professor da Unipampa, Ivonir Petrarca e de  André Moura de Mello que foi mediador do debate.
Na ocasião Frank reforçou a participação da ACIBa  na formação  do parque tecnológico e do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia.  O presidente comentou sobre os projetos de empreendedorismo que a ACIBa apoia, desenvolvidos pelo  OPERA -  Núcleo de jovens da associação, que tem por objetivo disseminar o empreendedorismo entre os jovens de Bagé e região. Ele citou o TUNNEL LAB, que é um projeto inovador trazido do RJ, idealizado pela Empreendedora Social, Julia Filippo, no qual são realizados treinamentos com jovens de baixa renda, na sede da IFSul, trazendo conhecimentos de tecnologia, negócios e inovação, capacitando-os para uma nova visão para suas vidas. Outro projeto mencionado,  foi o JR ACHIEVEMENT, considerado uma das maiores organizações sociais, incentivadoras de jovens do mundo, que os estimula e desenvolve para o mercado de trabalho. Através do método  Aprenda fazendo, pioneiro em educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e  empreendedorismo, é possível gerar caminhos para empregabilidade e criação de empregos. Desenvolvemos em 2017, essa proposta na Escola Estadual Carlos Kluwe, com um grupo de 16 alunos, que construíram uma microempresa de fabricação de produtos artesanais e passaram por diferentes processos, desde a criação de marca, desenvolvimento de produtos, comercialização e divulgação, enfrentando dificuldades e vivenciando a realidade de uma empresa real.  A atividade  foi extraclasse.
"A ACIBa patrocina e apoia ações voltadas a essas áreas, pois considera importante para a própria entidade, que visa estimular que surjam novos empreendedores e novos líderes, que futuramente darão continuidade  aos projetos da entidade", enfatiza.
Ainda sobre o tema, o presidente informou que a ACIBa estará promovendo junto com a Unipampa e o Ifsul o Simpósio de Empreendedorismo e Inovação que acontece de 28 a 30 de agosto em Bagé.
O debate com previsão de duração de uma hora, se estendeu devido a relevância do tema e por reunir uma plateia motivada, que busca melhorar a capacidade de pensamento e a troca de ideias sobre empreendedorismo.