Criada a Associação Centro Cultural e Turístico Cidade de Santa Fé

11 de Janeiro de 2018

No início do mês de janeiro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Bagé foi realizada a primeira reunião da Associação Centro Cultural e Turístico Cidade de Santa Fé.
De acordo com o presidente da ACIBa, Frank Minotto, o turismo é uma pauta que está sempre em debate na entidade de classe, que apoia e incentiva todas as ações que visam promover e desenvolver essa área de grande relevância para o progresso de Bagé e região.
Durante a reunião que contou com a presença de inúmeros empresários que representam a ACIBa, foi aprovado o estatuto da nova associação e realizada a eleição da diretoria e conselho fiscal.
Edson Mor, presidente do Conselho Municipal de Turismo, explica que o intuito desta  associação é buscar uma nova forma de gestão pública/privada para essa que é considerada a maior atração turística da Rainha da Fronteira, a cidade de Santa Fé. "Iremos promover ações que visem a arrecadação de recursos para o restauro da infraestrutura da cidade cinematográfica, onde foi gravado o filme O Tempo e o Vento, que encontra-se em precárias condições. A partir da criação da  Associação todos os recursos gerados pela venda de ingressos e locações de espaços será destinados exclusivamente para a manutenção da Cidade de Santa Fé. Mor explica ainda que o Conselho de Turismo e a Associação Centro Cultural e Turístico Cidade de Santa Fé serão duas entidades distintas. "A associação contará com o apoio do  Conselho de Turismo, principalmente nesta fase inicial de criação.Precisamos restaurar a cidade de Santa Fé, pois consideramos que o local tem grande potencial para turismo cultural, um tema muito importante para Bagé", concluiu o presidente.
Composição da Associação
A chapa foi colocada para apreciação dos membros do conselho, que aprovaram por unanimidade a diretoria, que será constituída por:
Presidente Flávio Cantão
Vice-presidente Clori Peruzzo
1ª  secretária Mariane Fernandes
2º  secretário César Fernandes
1ª  tesoureira Jocimara Gomes
2ª  tesoureira Luciane Gomes.
Os titulares do conselho fiscal serão Edson Mór, Vorgia Obino e Sandra Telles tendo como suplentes Francisco Azambuja, Rosa Alice Salles e Juliano Munhoz.

Objetivos do Conselho
- Preservar e fomentar o projeto cidade de Santa Fé, mantendo a execução do projeto original;
- Consolidar a região como destino ideal para a realização de eventos de qualquer natureza, inclusive viagens de incentivo e de lazer, divulgando seus recursos e sua infraestrutura com o objetivo de ampliar o fluxo turístico, local, estadual, nacional e internacional;
- Propor iniciativas e acompanhar a sanção de leis, decretos e resoluções que se destinem a normatizar a atividade turística, voltada à captação e realização de eventos na região sul do Estado do Rio Grande do Sul;
- Realizar cursos, debates e pesquisas destinadas ao aperfeiçoamento dos profissionais e entidades que compõem os diversos seguimentos em que se desdobra a atividade turística e cultural voltada para o setor de eventos; - Prestar cooperação e assistência técnica às entidades municipais, estaduais e nacionais promotora de congressos, viagens de incentivo e outros eventos, com o objetivo de atrair a sua realização para a cidade de Bagé, e para a região sul do Estado do Rio Grande do Sul;
- Promover a integração das atividades econômicas que atuam no mercado de turismo, especialmente de congressos, viagens de incentivo e eventos em geral.