Os dados obtidos pela pesquisa Persona, realizada pelo Grupo RBS, foram divulgados na noite da terça-feira, 18 de junho, na Nissul Gala durante evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Bagé.
O estudo que apontou o perfil, comportamento e hábitos dos consumidores do Rio Grande do Sul, com ênfase na região da fronteira e campanha foi apresentado pelo Diretor de Mercado Interior do Grupo RBS, Leonardo Persigo, para os associados da ACIBa.
A pesquisa Persona que revelou o quanto os gaúchos estão se abrindo ao novo, ao mundo e a novas ideias foi feita sete anos após a primeira edição, quando o grupo RBS voltou as ruas para entender as transformações no comportamento do gaúcho.
Três formas distintas de encarar e reagir ao novo
Com base nos resultados, foi possível mapear três perfis de gaúchos e suas características: Guardião, Conciliador e Explorador.
Guardião
• 22% dos entrevistados se identificam com essas características:
• valoriza as tradições;
• preocupado em manter os valores;
• temerário em mudanças drásticas;
• seguidor de uma "cartilha dos costumes";
• mais fechado e rígido;
• Maior consumo e preferência por marcas gaúchas e conhecidas.
Conciliador
• 54% dos entrevistados se identificam com essas características:
• interessado em evoluir, mas sem ousadia;
• corre riscos com cautela;
• ponderado, tem os pés no chão;
• não esquece das origens, mas aceita o debate;
• Preferência por uma composição entre marcas locais e marcas consideradas referência de qualidade em suas categorias.
Explorador
• 24% dos entrevistados se identificam com essas características:
• movido pelo novo;
• atraído pelo ritmo acelerado das mudanças;
• inquieto;
• apaixonado por viajar, aprender outras culturas;
• assume riscos com mais facilidade;
• perfil que mais refletiu durante a pandemia;
• Maior repertorio de marcas no seu dia a dia, gosta de experimentar novidades.
Highlights do estudo
#1
A tradição, em menor ou maior escala, está sempre presente para todos os gaúchos.
#2
A pandemia intensificou a abertura para o mundo e a essência afetuosa dos gaúchos.
#3
O gaúcho se move em torno da família, das suas raízes, do trabalho, dos afetos. E está hoje mais feliz e otimista.
#4
O novo eixo de perfil do gaúcho passa pela disponibilidade e abertura para o novo:
* O Guardião tem receio de se abrir;
* O Conciliador não apressa a mudança;
Explorador encontra sentido no novo.
#5
A preferência por marcas gaúchas existe e continua relevante, mas a qualidade dos produtos e serviços é determinante. A aceleração digital tem tido alto impacto no gaúcho.
#6
O contexto de vida dos gaúchos em cada região do RS influência nas diferentes formas de lidar com o novo e estão presentes em proporções similares em todas as regiões do Estado.