ACIBa/Notícia/Visualizando
ACIBa em ação

Pesquisa do Grupo RBS sobre hábitos de consumo dos gaúchos foi apresentada em evento da ACIBa

Quarta-Feira, 19 de Junho de 2024, 18:19h
Diretor de Mercado Interior do Grupo RBS, Leonardo Persigo (Foto Francisco Assis) | ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé
Diretor de Mercado Interior do Grupo RBS, Leonardo Persigo (Foto Francisco Assis) | ACIBa - Associação Comercial e Industrial de Bagé

Os dados obtidos pela pesquisa Persona, realizada pelo Grupo RBS, foram divulgados na noite da terça-feira, 18 de junho, na Nissul Gala durante evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Bagé.


O estudo que apontou o perfil, comportamento e hábitos dos consumidores do Rio Grande do Sul, com ênfase na região da fronteira e campanha foi apresentado pelo Diretor de Mercado Interior do Grupo RBS, Leonardo Persigo, para os associados da ACIBa.

A pesquisa Persona que revelou o quanto os gaúchos estão se abrindo ao novo, ao mundo e a novas ideias foi feita sete anos após a primeira edição, quando o grupo RBS voltou as ruas para entender as transformações no comportamento do gaúcho.



Três formas distintas de encarar e reagir ao novo


Com base nos resultados, foi possível mapear três perfis de gaúchos e suas características: Guardião, Conciliador e Explorador. 

Guardião

• 22% dos entrevistados se identificam com essas características:

• valoriza as tradições;

• preocupado em manter os valores;

• temerário em mudanças drásticas;

• seguidor de uma "cartilha dos costumes";

• mais fechado e rígido;

• Maior consumo e preferência por marcas gaúchas e conhecidas.

Conciliador

• 54% dos entrevistados se identificam com essas características:

• interessado em evoluir, mas sem ousadia;

• corre riscos com cautela;

• ponderado, tem os pés no chão;

• não esquece das origens, mas aceita o debate;

• Preferência por uma composição entre marcas locais e marcas consideradas referência de qualidade em suas categorias.

Explorador

• 24% dos entrevistados se identificam com essas características:

• movido pelo novo;

• atraído pelo ritmo acelerado das mudanças;

• inquieto;

• apaixonado por viajar, aprender outras culturas;

• assume riscos com mais facilidade;

• perfil que mais refletiu durante a pandemia;

• Maior repertorio de marcas no seu dia a dia, gosta de experimentar novidades.



Highlights do estudo


 #1

A tradição, em menor ou maior escala, está sempre presente para todos os gaúchos.



#2


A pandemia intensificou a abertura para o mundo e a essência afetuosa dos gaúchos.


#3


O gaúcho se move em torno da família, das suas raízes, do trabalho, dos afetos. E está hoje mais feliz e otimista.


#4


O novo eixo de perfil do gaúcho passa pela disponibilidade e abertura para o novo:

* O Guardião tem receio de se abrir;

* O Conciliador não apressa a mudança;

Explorador encontra sentido no novo.


#5


A preferência por marcas gaúchas existe e continua relevante, mas a qualidade dos produtos e serviços é determinante. A aceleração digital tem tido alto impacto no gaúcho.


#6


O contexto de vida dos gaúchos em cada região do RS influência nas diferentes formas de lidar com o novo e estão presentes em proporções similares em todas as regiões do Estado.


Atendimento ()