A Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa) e o Projeto social "Somos Um" uniram forças pela transformação na vida de futuros profissionais da cidade. A noite do sábado, 16 de setembro, foi marcada pela formatura de dezenas de jovens em situação de vulnerabilidade social que celebraram a formatura do Curso de Qualificação para o Mercado de Trabalho.
A sede campestre do Clube Caixeiral foi o cenário da solenidade que reuniu, autoridades e representantes das empresas do bem apoiadoras do projeto, além de familiares dos jovens formandos. A formatura contou com a presença do presidente da ACIBa, Eduardo Soares, o coordenador do projeto social Somos Um, Rodrigo Fialho de Oliveira, o vice-reitor do Centro Universitário Urcamp, Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, Diretora da Faculdade Ideau, Nara Beatriz Lopes Pires, Diretor da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, Dr. Alessandro Carvalho Bica e representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, o Diretor, Diego Porcellis.
Os aplausos e agradecimentos da noite foram para os instrutores voluntários que conduzem com excelência o curso: Bóris Bonfanti, Pâmela Mugica, Jéssica Villar, Sharom Charqueiro, Andressa Saraçol e Eduardo Palmeira. A formatura marcou não apenas o término de uma etapa de aprendizado, mas também o início de uma jornada rumo a um futuro mais próspero para jovens da cidade.
Esta formatura do primeiro semestre de 2023 é mais um marco na história de sucesso da iniciativa. Os jovens além de adquirir conhecimento, também compartilharam histórias inspiradoras de superação, resiliência e determinação. O curso prova que, quando se oferece apoio e oportunidades, é possível romper os ciclos de desvantagem social.
No total 78 jovens concluíram o curso que teve duração de seis meses. Mais da metade marcaram presença na solenidade representando estudantes do turno da tarde e noite. Cerca de 50% do total já foram inseridos no mercado de trabalho através do Programa de Estágio da ACIBa, o Prodesp, os demais estão em processo de encaminhamento. As entidades idealizadoras e os voluntários estão empenhados em continuar apoiando os jovens da cidade. Nos próximos dias terá início a novos cursos, nos mesmos moldes cujas vagas já foram preenchidas beneficiando 85 estudantes.
Durante o curso, os participantes tem a oportunidade de adquirir habilidades técnicas e competências comportamentais essenciais para a busca de emprego e o desenvolvimento pessoal e profissional.
Benefício para empresários e estudantes
O presidente da ACIBa, Eduardo Soares, descreve a sensação de satisfação dele e da própria entidade, de sustentar e apoiar um projeto de tamanha relevância. “O projeto impacta diretamente na qualificação, na formação e no quanto esses jovens podem ter melhores oportunidades de futuro, através do conhecimento, das vivências e das experiências que o próprio curso proporciona”, ressalta. O presidente argumenta que a classe empresarial se beneficia com essa ação, pois conseguem contratar jovens mais preparados. “A comunidade de uma forma geral também ganha com isso, pois se trata de um projeto que beneficia os alunos, no seu desenvolvimento, recebem oportunidade e melhores condições para que estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho”, conclui.
Empresas do Bem
A ACIBa agradece publicamente as empresas parceiras que estão ajudando a mudar a vida dos jovens em vulnerabilidade social de nossa cidade:
- .com Informática
- Contserv
- Tterrasul
- Bilharva
- Clínica Oncológica
- Higilar
- Comercial Chapa
- Ademicom
- Cc seguros
- Marcelo Corrêa
- Delícias da Edu
- Nicolini
- Peruzzo
- Coradini Alimentos
- TopWay
- Unicred
- Vanessa Cerimonial
- Sam Máquinas de café
- Café Caramelo