ACIBa recebe a presidente Susana Kakuta

Por: Viviane Becker - 25/10/2017 às 0:00

Empresários, produtores rurais e autoridades participaram do evento

Crédito: Viviane Becker

Susana Kakuta presidente da Badesul

Crédito: Viviane Becker

A visita em Bagé do Badesul aconteceu na terça-feira(24/10) e faz parte do projeto de interiorização da Agência de Fomento do Estado, que tem por objetivo estimular a economia, buscando investimentos que promovam o desenvolvimento regional.

Durante a reunião da ACIBa, a presidente do Badesul Susana Kakuta, palestrou sobre o tema "Rio Grande do Sul, um Estado de Oportunidades", para empresários, executivos, produtores rurais e autoridades da região da campanha.

Em sua palestra a presidente destacou a importância do Badesul no desenvolvimento e explanou sobre temas como inovação, novos setores em crescimento, parcerias públicos-privadas, entre outros. Ela também ressaltou a importância do projeto de interiorização que vem sendo realizado pela instituição: "O Badesul na estrada objetiva colaborar com promoção do desenvolvimento nas diversas regiões do Estado, buscando debater e apresentar opções de consultorias e de investimentos para o setor privado e público em cada uma delas".

Os financiamentos são até 10 anos entre carência e pagamento, com juros de aproximadamente 12,5% ao ano, sendo considerado uma das melhores taxas aplicadas no momento.

De acordo com Susana o Badesul ajuda na expansão dos negócios, podendo financiar tudo que pode ser financiável, contribuindo com o progresso do empreendedor.

"Os recursos são 100% públicos, temos R$ 3,4 bilhões de investidos no RS, disponibilizando recursos inclusive para micro, pequenos e médias empresas, além de municípios, produtores rurais e demais empreendimentos", explica.

Durante a explanação deu o panorama em números de empreendimentos financiados pelo Badesul no Estado em diferentes realidades. Susana mostrou também diversos empreendimentos de sucesso em várias áreas que tem financiamento Badesul como Oderich, Girando Sol, Kappersberg, Pia e até mesmo a empresa da região Vinícola Guatambu, entre outras do RS.

Nos últimos seis anos o Badesul desembolsou em termos nominais, R$ 1692 milhões para execução de investimentos na economia.

Consultoria qualificada

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), o Badesul oferece consultorias especializadas e soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, de empresas privadas e de produtores rurais.

Atualmente possui um saldo de operações em carteiras de R$ 3,4 bilhões que correspondem a 6.613 CFA'S (Contas financeiras Ativas) e a 2,7 mil clientes. Eles estão distribuídos em diversos segmentos como agropecuário (39,8%), indústria (39,1%), comércio e outros serviços (15,5%) e setor público (5,7%). Em relação ao porte dos clientes, a agência atende grandes (25,3%), médios (46%) e pequenos clientes (28,7%).