PGQP

O CAMINHO DA QUALIDADE!

No início da década de 90, surge o Movimento pela Qualidade e Produtividade no RS, denominado de PGQP, com a finalidade de melhorar os produtos e serviços no Estado.
A primeira estratégia foi apostar em Mobilização. Tudo começou apoiado no slogan vamos crescer juntos, o qual mais tarde passou a expressar a busca da Excelência em Gestão, reunindo milhares de organizações e pessoas, todos imbuídos do esforço de melhorar Resultados para impactar a Qualidade de Vida da Sociedade.
Para avançar na ideia da disseminação do conhecimento da Qualidade da Gestão, aos poucos, a partir da adesão das Organizações, foram montadas Estruturas de Comitês Regionais e Setoriais para cumprir com estes objetivos.

Dentro deste contexto é criado o Comitê Regional de Bagé, no ano de 2001, tendo a sua primeira Presidente Clori Giordani Peruzzo constituído sua Equipe de Coordenadores que buscaram ampliar as adesões de Empresas da Região que passaram a estar vinculadas ao Comitê.

Foram implementadas várias iniciativas e atividades, realizadas em eventos variados - da capacitação até a apresentação de casos práticos - como forma de cumprir a missão do Comitê no seu primeiro momento.

Em alinhamento com as orientações vindas da Coordenação Central do PGQP, sediada em Porto Alegre, foram se fortalecendo as competências de Mobilização, Capacitação, Avaliação e Reconhecimentos.

No período de 2007 a 2015, o Comitê recebeu Reconhecimentos do PGQP por seu Desempenho, sendo considerado Destaque e Referência em virtude da relevância das ações e Projetos realizados.

Cabe destacar que o valor maior da existência do Comitê foi a oportunidade de levar o conhecimento da Gestão às Organizações dos Setores Privado, Público e Terceiro Setor. Podemos resgatar nesta mensagem o Projeto criado em 2012 relacionado ao Leilão Beneficente para Vila Vicentina com peças do filme “O Tempo e o Vento”, com benefícios à comunidade local.

Atualmente, sob a Presidência, da Sandra Farias de Moraes, vem buscando se reorganizar em alinhamento com as novas orientações e Diretrizes originadas no Programa PGQP 25 +, o qual se apresenta com foco em quatro grandes Desafios: Desafio da Gestão, Desafio da Inovação, Desafio das Cidades e Desafio da Competitividade Sustentável, buscando criar no cenário atual as condições para sustentação do Propósito de "Inspirar pessoas e organizações para transformarem seus mercados pela Inovação e Gestão”.

Luiz Ildebrando Pierry  Secretário Executivo do PGQP

 

O COMITÊ DA QUALIDADE EM BAGÉ!

Participo do Comitê Regional da Qualidade, em Bagé, desde sua abertura no ano de 2001, quando desempenhava de Coordenadora de Planejamento. Atualmente, estou  na presidência da entidade, atuando com voluntários que, assim como eu, acreditam na Inovação e na Gestão para uma melhor qualidade de vida em nossa sociedade.

Acredito muito no papel do PGQP com foco no desenvolvimento e crescimento do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ferramenta que possibilita visualizar a gestão das organizações dos setores privado, público e terceiro setor.

O PGQP oferece ferramentas inovadoras de gestão e eventos com objetivo de compartilhar informações.

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade possibilita ações que ficam registradas na memória das pessoas, como é o caso do Leilão em beneficio ao Asilo Vila Vicentina realizado em 2013. Na ocasião foram leiloadas peças utilizadas na gravação do filme  “O Tempo e o Vento” que foram doadas pelo diretor, Sr. Jayme Monjardim.  O valor arrecadado com o Leilão possibilitou a compra de camas hospitalares que levaram qualidade de vida aos idosos. Aos arrematadores, gratidão. O Leilão foi realizado no ano em que presidia o Comitê da Qualidade.

Faço distinta referência a ACIBa, que apoia o comitê desde o seu início, dando o suporte e abrindo as portas da entidade.
Sou muito entusiasmada com o PGQP por acreditar na metodologia e nas inovações que o programa oferece.

Sandra Farias Moraes
Presidente do Comitê Regional de Bagé - PGQP

(Bagé, Dom Pedrito, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado)

 

Acesse -> http://www.qualidade-rs.org.br/site/

Galeria de Imagens