Negócios gaúchos começam a dar sinais de melhora

1 de Julho de 2021

A nova edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae RS em maio, aponta que uma em cada cinco empresas notou que sua situação melhorou.
Foi verificada uma melhora na percepção dos entrevistados em relação à situação dos negócios em seu ramo de atividades, subindo de 9%, em abril, para 20%, em maio, mostrando uma considerável reversão das expectativas. Tal situação trouxe também uma elevação do otimismo em relação à economia do Estado, que saltou de 2% para 13% em maio.
“O mês de abril já havia sido marcado pela retomada das atividades no Estado, sinalizando uma perspectiva de recuperação mais consistente. Em maio, 86% das empresas pesquisadas já estavam funcionando, o que é fundamental para a sua sobrevivência, haja vista que o faturamento é o oxigênio que as mantém vivas. Com o avanço da vacinação, a tendência é que o ritmo da recuperação se mantenha", destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

A pesquisa em números:
#Situação atual
54% piorou
26% sem alteração
20% melhorou

# Faturamento
46% Manteve inalterado
37% diminuiu
18% aumentou

#Financiamento
71% não precisou
29% precisou