Curso gratuito de qualificação profissional beneficiará 40 jovens carentes da cidade

20 de Fevereiro de 2020

>>> Parceria entre a ONG Juntos na Prevenção e ACIBa

Um grupo de 40 jovens determinados e que tem em comum uma grande vontade de crescer se reuniram na noite da última quarta-feira, na ACIBa para a primeira aula do curso gratuito de qualificação profissional proposto pela ONG Juntos na Prevenção com apoio da Associação Comercial e Industrial de Bagé.
Essa é a primeira ação da ONG em parceria com a ACIBa que a partir de 2020, estará unindo forças para oferecer aos jovens da cidade o conhecimento e preparo necessário para subir um novo degrau em sua vida profissional.
De acordo com o fundador da ONG e coordenador do curso, Rodrigo Fialho, 94 pessoas acima de 16 anos, de baixa renda que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, se candidataram a vaga para o curso de educação profissional.
O coordenador explicou que ao longo do ano o curso contemplará três turmas, ou seja, todos os que se candidataram, e ficaram como suplentes, terão oportunidade de participar, já que uma nova turma terá início na segunda quinzena de abril. O perfil dos participantes do curso são alunos do ensino médio, técnico e ou superior de classe média baixa, que foram selecionados através de cadastro social onde a renda per capta não deveria ultrapassar dois salário mínimos. Nesse curso o candidato aprende sobre elaboração de currículos, ética, cidadania, empreendedorismo, postura profissional, vocações, planejamento para o mercado de trabalho, marketing, dicção, desinibição e oratória.
O curso será concluído na primeira quinzena de abril e ao conquistar um emprego o jovem já está automaticamente inscrito em um segundo curso gratuito de finanças e empreendedorismo, que visa ensinar como administrar o dinheiro e investir.

Parceria com a ACIBa
"Para a ONG é uma grande conquista essa parceria com a ACIBa, onde poderemos encorpar o curso de qualificação que já vem ocorrendo desde 2016. Em 2019 mais de 100 estudantes foram encaminhados ao mercado de trabalho entre estágio, jovem aprendiz e CLT. Este ano a expectativa é que esse número seja ainda maior", salientou Rodrigo.
O presidente da ACIBa, Pedro Ernesto Cappioti Obino reforça que a parceria se constitui com o objetivo de fomentar o empreendedorismo nos jovens que estão em inicio de formação profissional, além de contribuir com esse importante projeto social de relevância na cidade. "Acreditamos que o curso pode fazer a diferença na vida dos jovens e também para as empresas que poderão contratar profissionais mais preparados", reforçou.

Programa de estágios
Para a coordenadora do Programa de Estágio da ACIBa, Natália Maschendorf, essa é uma grande oportunidade que irá potencializar o banco de cadastro de estudantes que estarão disponíveis para contratação imediata das empresas locais. Informações sobre vagas de emprego para estudantes e candidatos a estagiários podem ser obtidas pelo fone 3242-5022 ou pelo whats 99922-7172.

Benefícios de contratar um estagiário
Entre as vantagens de contratar estagiários estão:
- A empresa define o valor da bolsa
- Associados da ACIBa possuem taxa administrativa reduzida
- Economia com encargos trabalhistas
- Agilidade no processo de seleção recrutamento e contratação
- Descobertas de novos talentos
- Método mais econômico e eficaz para selecionar futuros colaboradores para a empresa
- Inserção produtiva pela chance da descoberta de novas potencialidades e saberes