18º Prêmio "Mérito Empresarial" ACIBa

30 de Novembro de 2018

18º Prêmio "Mérito Empresarial"  ACIBa
A noite da última segunda-feira (26.11), foi de reconhecimento aos maiores contribuintes de Bagé, que receberam o Prêmio "Mérito Empresarial", nas dependências do Complexo do Museu Dom Diogo de Souza.
A iniciativa que acontece anualmente é da Associação Comercial e Industrial de Bagé  (ACIBa) e da Prefeitura Municipal, que enaltecem os empreendedores que mais geraram Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS).
A premiação aconteceu em três categorias de representativas forças produtivas locais,  sendo empresas da Modalidade Geral,  Empresas da Modalidade Simples Nacional e Produtores Rurais. A lista deste ano composta por 58 premiados foi feita pela composição do índice do ICMS,  que retornou  ao município em 2017.  O prêmio tem como foco a valorização dos negócios locais e visa  contribuir para a consolidação do ritmo de crescimento da economia da região.
A solenidade iniciou com a apresentação de um audiovisual produzido pelo Jornal Minuano, em homenagem aos 120 anos da ACIBa, relembrando momentos da trajetória e personagens importantes para a história da entidade.
O presidente da ACIBa, Frank Minotto,  em seu pronunciamento, reforçou que a entidade faz questão de manter essa premiação do Mérito Empresarial, ao longo dos anos, por considerar um lembrete a comunidade, de onde se gera riqueza e trabalho.  Minotto salientou ainda, a importância dos empreendedores estarem inseridos em entidades representativas, que são modelo de gestão que funcionam, já que as associações fomentam a união de esforços de vários setores, com objetivos em comum.

Palestra "Cenário Econômico pós eleições"
Na sequencia, o economista da Fecomércio, Thallys  da Costa palestrou sobre o "Cenário Econômico pós eleições", mostrando sua visão sobre o país, para 2019.
Ele enfatizou que com a entrada do novo governo, é possível ver mudanças com a renovação de pessoas e cargos. "Isso gera uma perspectiva, apesar dos desafios serem os mesmos. Pode estar ai, nessa forma de gestão, a solução para resolver esses problemas. Então as perspectivas são boas, ainda que tenhamos um cenário externo menos favorável. A economia brasileira vem passando por uma recuperação em 2018 de maneira lenta. Vimos a taxa de desemprego diminuir, mas continua  alta, além de inflação e juros em patamares baixos. Esse foi um ano de eleição e ela por si só, traz muitas incertezas. Em especial houve  muita demora para saber qual era o candidato favorito, qual agenda econômica ele seguiria e, se de fato, aplicaria essa agenda. Agora ainda precisamos esperar para saber se ele vai conseguir compor um governo com o Congresso Nacional. Essa necessidade de compor o governo  é essencial para poder dar sequencia as reformas estruturais na economia do Brasil. É preciso aprovar as reformas da previdência e tributária, diminuir o tamanho do Estado e torná-lo mais eficiente, mas tudo isso passa pelo Congresso Nacional. Assim é preciso que o executivo tenha uma boa base e um bom relacionamento com o Congresso para levar adiante, essas reformas que são essenciais para dar um fôlego para a recuperação pelo qual o país esta passando. O cenário externo para o ano que vem, não vai ser tão favorável como esse ano, então é preciso fazer o dever de casa, para que a economia possa continuar se recuperando para o Brasil continuar a se desenvolver", argumentou o palestrante.

Premiação
Logo após a palestra, aconteceu a cerimônia que premiou os destaques bageenses com o Troféu Mérito Empresarial.

-Categoria Maiores Empresas:
26. Dachery Transportes Logística Ltda
27. Nicola Veículos Ltda
28. Gavelux Mat. De Construção Ltda

-Categoria Empresas Optantes Simples Nacional:
1. Nova Era Brinquedos
2. Uruguay Autopeças