Saiba como doar parte do seu Imposto de Renda para entidades beneficentes

18 de Abril de 2018

Na reunião de Integração da ACIBa, que aconteceu na terça-feira, na sede da entidade, o Contador e Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Ezio Minotto explicou sobre as mudanças no imposto de renda e a possibilidade de doar parte do Imposto devido  à entidades beneficentes da cidade.
"Essa ação é importante já que os contribuintes podem destinar para doações, uma parte do Imposto de Renda devido à Receita -e na prática, ao ajudar uma entidade, o declarante pagará menos imposto ou receberá uma restituição maior. Vale salientar que o  valor doado fica no município, valorizando e incentivando os projetos locais", comentou o Delegado.
A  reunião contou com a presença da presidente do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica),  Ildamar Silva Martinez  e de representantes de entidades que estão aptas a receber essa doação.

Mudanças em 2018
Minotto explicou que  este ano serão feitas mais de R$ 2 milhões de declarações no Rio Grande do Sul.  Entre as novidades ele apontou que o declarante é obrigado a informar o CPF dos dependentes maiores de oito anos, completos até o dia 31/12/17.  Na identificação do contribuinte continua a pergunta sobre o cônjuge e seu CPF e assim a eliminação da antiga ficha "informações do cônjuge e ou companheiro".
A partir de agora, os profissionais da área da saúde, odontologia e advocacia, na identificação, devem incluir seu registro profissional e quando receber rendimentos de pessoas físicas deverão informar de maneira individualizada, nome, CPF e valor. Isto vai evitar a retenção em malha por despesas médicas, assim como de recebimento de processo trabalhista. Em 2018 foram incluídos os corretores.

Doações em Bagé no ano de 2016 (pessoa física)
Numero de declarações    7.196
Valor pago      R$ 56.970.622,57
Valor referente a 6% para Bagé  R$ 3.418.237, 35
Valor efetivamente doado   R$ 55.239, 87
Percentual que ficou em Bagé  1,62%

Quem pode destinar parte do Imposto Devido
>>> O limite total é de 6% do Imposto Devido no ano base da declaração
Pessoa Física - Formulário completo - No ano corrente pode doar até 6%  Fundo do ECA e/ou Idoso

Pessoa Física - Formulário completo - no ano de entrega do DIRF, até 31 de abril, até 3% do imposto de renda - Somente ao fundo ECA

Quem pode destinar parte do Imposto de renda?
Pessoa Jurídica apuração pelo lucro real (empresas)
- No ano corrente, até 2% do Imposto de Renda Devido (no período da apuração).

Sistemática para fazer a doação
Ao preencher a Declaração de Ajuste Anual o contribuinte deve acessar o programa da Receita Federal no  item "Fichas da Declaração" indicando no campo "Doações Efetuadas".
- Código de incentivo fiscal 40 - Doações ao Estatuto da Criança e do Adolescente e/ou ao Fundo do Idoso.
- Nome da entidade favorecida, a qual deve estar registrada no fundo
- Número do CNPJ da entidade favorecida ou beneficiária
- Valor pago